Kaibauk ( Diadema compósito; adorno timorense)
Kaibauk ( Diadema compósito; adorno timorense)
Kaibauk, diadema compósito, é um dos símbolos do poder normalmente usado pelos homens de posição social mais elevada no seio da organização tradicional timorense, os chamados dato.
Diadema tradicional moldado em forma de lua crescente, pode ter outros enfeites, como estrelas, nas extremidades da meia-lua. É um elemento ornamental usado na fronte, distintiva de dato, por parte de quem o usava. Faz parte do traje tradicional masculino, em dias de festa.
Além dessa especificidade, é usado por outros como ostentação de riqueza pessoal e de afirmação. Assim, em dias de grande festa, os organizadores da fanfarra tradicional, em festas religiosas, ostentam, além do kaibauk, o belak (medalhão timorense de ouro ou prata pendurado ao pescoçoo), e morten (colar de coral raro) além do tais e do lenço, preso à cabeça. Estes são insígnias de uma autoridade ritual distinta daquela que preside a cerimónia católica.
A produção dessas insígnias exige habilidade manual dos ourives. Hoje em dia, este artesanato já em produzido para o mercado turístico e ao gosto do turista, afastando-se assim das características culturais de cada grupo etnolinguístico.