Sobre Nós
É um website que visa promover Timor, a sua cultura, natureza e potencial. Onde todas as pessoas do mundo inteiro podem ter acesso e ver as fotografias. Tem como objetivo promover as riquezas de Timor Leste, tanto como o turismo e cultura. As imagens e as palavras utilizadas no site são um convite para que todos os visitem e visitem Timor-Leste.
História
No século XVI, os portugueses estabeleceram relações comerciais com a ilha de Timor e, em seguida, colonizaram-na. Em 28 de novembro de 1975, Timor Leste declarou sua independência de Portugal, mas foi invadido pela Indonésia. Em 1976, o país foi integrado à Indonésia como a província de Timor Timur. Em 1999, sob um referendo apoiado pelas Nações Unidas, boa parte da população de Timor Leste optou por ser independente da Indonésia. Isso gerou grande violência e, em 2002, Timor Leste tornou-se um país reconhecido mundialmente. Em 2006, o Conselho de Segurança das Nações Unidas fundou a UNMIT (Missão Integrada das Nações Unidas em Timor Leste), que estabeleceu a presença da polícia no país. Em 2007, foram realizadas as primeiras eleições presidenciais e parlamentares pacíficas.
A História de Timor Leste, de acordo com alguns antropólogos, começou com um pequeno grupo de caçadores e agricultores que já habitava a ilha de Timor por volta de 12 mil anos a.C. Há documentos que comprovam a existência de um comércio esporádico entre Timor e a China a partir do século VII.
Esse comércio baseava-se principalmente na venda de escravos, cera de abelha e sândalo (madeira nobre utilizada na fabricação de móveis de luxo e na perfumaria), que cobria praticamente toda a ilha. Por volta do século XIV, os habitantes de Timor pagavam tributo ao reino de Java. O nome Timor provem do nome dado pelos Malaios à Ilha onde está situado o país, Timur, que significa Leste. O primeiro contato europeu com a ilha foi feito pelos portugueses quando estes lá chegaram em 1512. Os portugueses estiveram em Timor durante quatro séculos.
Este site pretende construir um olhar crítico sobre o cotidiano através da produção de imagens fotográficas no contexto cultural e do turismo. Aqui descreve-se, com essas imagens e com a informação, a história deste projeto e as razões que levaram à sua criação. É esta a pedra basilar do projeto, no qual um timorense a viver em Portugal e uma portuguesa a viver em Timor querem dar a conhecer, ele pelas suas palavras e experiência, ela pelas imagens e vivências, este país cheio de história, cultura e de uma beleza inigualável.
O ambiente natural ainda se encontra inexplorado com níveis de poluição quase inexistentes. A imensa fauna natural terrestre (principalmente, crocodilos, veados, javalis, cavalos e aves) pode também potenciar o desenvolvimento turístico, desde que devidamente protegida em reservas ou parques naturais. O país tem, ainda, todo um ambiente subaquático em estado selvagem que poderá constituir um importante atrativo turístico. Timor tem todo um património cultural e histórico muito ligado ao seu passado de guerra e de luta pela independência que pode motivar antigos militares portugueses, indonésios e australianos, bem como ex-funcionários das Nações Unidas, a revisitar o país, agora que este se encontra num contexto de paz que se espera que permaneça no futuro. Todos estes estrangeiros que já permaneceram em Timor-Leste, bem como os seus familiares, são turistas potenciais, podendo atuar como rede de contato e como alvo da promoção do mercado turístico.
Nossos Utilizadores
Aqui pode descrever o utilizador típico e a importância deste projecto para ele. Esta é uma ferramenta útil para motivar os seus visitantes a voltarem ao seu site.